FAQ (Perguntas Frequentes)
Sobre o Curso
TEDE é a sigla para Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional.
Duração: 5 semestres.
Modalidade: EAD.
Ato de Criação: Resolução Consu N° 120, de 11 de novembro de 2015.
Grau conferido: Tecnólogo.
O Design Educacional (DE) é um profissional que atua em espaços educativos propondo metodologias e tecnologias que viabilizam e potencializam os processos de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, o curso superior de Tecnologia em Design Educacional privilegia metodologias baseadas em projeto em ambientes de aprendizagem com mediações digitais. Analisa exemplos, modelos e plataformas educacionais por meio de experimentações e produções autorais sobre linguagens, metodologias, padrões e formatos digitais num processo ativo, integrador e transversal. O aluno também é provocado a pensar na inovação e no impacto das soluções educacionais nas esferas sociais, econômicas e científicas. Os cinco semestres do curso contemplam ações práticas e reflexões em contextos educacionais abertos e em rede; não formais inclusivos; formais acadêmicos; corporativos; além da elaboração de um projeto de design educacional como trabalho de conclusão de curso.
O curso é online, com no mínimo 20 horas de dedicação por semana, com encontros presenciais obrigatórios que variam de 2 a 5 por semestre. Ele também terá atividades das disciplinas que necessitam que o aluno faça pesquisa de campo, visitas a comunidades, escolas ou outros espaços de aprendizagem.
O curso é gratuito, porém o aluno terá que arcar com as despesas para seu deslocamento para os encontros presenciais na sede da UNIFESP em São Paulo.
A duração é de 5 semestres ou dois anos e meio.
Através de processo seletivo para específico para ead da UNIFESP. Este processo considera a nota do ENEM.
Para alunos matriculados no TEDE
O curso só pode ser acessado por alunos matriculados na UNIFESP. Você pode acessar através deste link: http://www.tede.sites.unifesp.br/acesso.html ou na área de login e senha dos portais da PROGRAD, UAB ou SEAD. Digite seu cpf nos dois campos caso ainda não tenha acesso a intranet da universidade. Caso já tenha acesso a intranet deve utilizar o mesmo login e senha nos campos indicados.
O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre. É um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos). Ele pode ser chamado também de Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.
Inicialmente, até que se cadastre na intranet da UNIFESP, seu login e senha são seu CPF. Após o cadastro na intranet, que deve ser feito assim que se matricular, você usará o mesmo login e senha para acessar o moodle.
No próprio moodle na página de acesso você pode pedir o reenvio da senha ou pedir pelo chat sempre visível no lado direito da sua tela quando na página de entrada do moodle.
Seu login e senha da intranet são sua identidade estudantil, não é possível alterar estes dados. Apenas poderá usar seu cpf enquanto não estiver cadastrado na intranet.
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis disponibiliza um Manual de Estudantes Unifesp em sua página Web. Você pode acessá-lo clicando aqui:
http://www.unifesp.br/reitoria/prae/phocadownload/PRAE/Manual_do_Estudante/manual_estudante_2017.pdf
Há outros documentos e informações que poderão ser úteis durante toda sua jornada como estudante Unifesp nas páginas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD). Acesse:
a) Microcomputador (mínimo de 2Ghz e 512 MB de RAM);
b) Conexão com a Internet;
c) Adobe Acrobat Reader versão 2015 ou superior instalado ou outro software similar que seja capaz de ler arquivos PDF;
d) Um dos navegadores instalados: Firefox versão 50 ou superior; Google Chrome versão 55 ou superior;
e) Editor de textos (LibreOffice, Microsoft Office ou similares).
Esta aplicação está homologada para os seguintes navegadores: Firefox versão 50 ou superior; Google Chrome versão 55 ou superior
Após efetuado o login, caso o sistema permaneça ocioso por 30 minutos, por medida de segurança, o usuário será automaticamente desconectado. Para voltar a acessar o curso, basta se autenticar novamente.