Sou pesquisador e meu lema é a frase do teórico Alan Kay, com quem estudei: a melhor forma de se prever o futuro é inventá-lo! Desenvolvo aplicações em mídias digitais e coordeno o grupo de estudos do software no Brasil, fundado por Lev Manovich, Noah Wardrip-Fruin, Jeremy Douglass e por mim em 2006 na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). Fiz parte da minha formação acadêmica na Califórnia, aonde realizei minha pesquisa de pós-doutorado com Ted Nelson, o inventor do hipertexto e parte na costa leste, na Brown University, com George Landow, autor dos primeiros textos críticos sobre hipertexto e hipermídia. Atualmente desenvolvo projetos na área de imagens ultra definidas e redes acadêmicas avançadas nas áreas de saúde, educação e cultura. Os projetos mais recentes são a coordenação do NTC Telessaúde Brasil Redes e o Earth Computing Initiative, um sistema de cluster computacional de Raspberry Pi's a energia solar com aplicações em saúde e educação, em parceria com a UCSD. Na área cultural pesquiso, em parceria com o NASA Ames Research Center e o LabCine, a produção e transmissão das imagens UHD do planeta Marte. No curso abordarei temas ligados à cultura digital e ao recém inaugurado campo do design educacional especulativo. Mais infos você encontra no meu site cicerosilva.com/
Adoro conversar sobre imagem, narrativas, fotografia, cinema e audiovisual em múltiplas plataformas. Atualmente estudo as narrativas em ambientes virtuais imersivos, a partir da linguagem jornalística, que é minha formação de origem. As discussões sobre a pauta da diversidade, relações de gênero, relações raciais ou as dinâmicas de inclusão são temas que me atraem. Sou pesquisadora, gosto das teorias, no entanto as propostas de inovação e de projetos “mão na massa” também me motivam. Gosto de olhar para o futuro e identificar quais serão os próximos passos, tentando construir um percurso que seja potencializador do conhecimento em prol da humanidade.
Doutorado e mestrado em Informática em Saúde, com graduação em Ciência da Computação, é professor adjunto da Unifesp, atuando na Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Gosto de falar que estudo o uso de tecnologias digitais para apoiar a educação desde 1997, quando ainda era aluna de graduação do curso de Ciências Biomédicas da Unifesp. Atuei como Designer Educacional numa época em que não sabia nomear qual era minha atividade, anterior à própria inclusão da profissão no CBO (Cadastro Brasileiro de Ocupação). Hoje, fico muito feliz com a oportunidade de compartilhar minha experiência e continuar meu aprendizado com a equipe do TEDE (estudantes+professores), nesta proposta para formação de profissionais que irão atuar para promover uma educação inovadora.
Cidades invisíveis, de Italo Calvino, é um livro que sempre me acompanha. Nele encontro a natureza das camadas por trás do visível e que para mim retornam em forma de design e visualização de dados. Sou arquiteta, e também designer. Foi por este caminho que encontrei a educação a distância. Design de interface, de interação de navegação, a visualização dos dados como síntese e organização. As redes ganham espaço e trabalhar conhecimento em rede e recursos abertos foram pesquisas desenvolvidas na Open University da Inglaterra, uma das pioneiras em educação a distância e onde estive por um ano. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura, com graduação em Arquitetura e Urbanismo, Especialização em Comunicação Teoria e Prática do Audiovisual e graduação em Tecnologia e Gestão da Editoração, sou, neste momento, coordenadora do Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Unifesp. Minhas pesquisas são em design, linguagens e visualização de dados para EaD, redes sociais de conhecimento e gestão em rede. Como professora vou trabalhar com vocês as disciplinas de design e linguagens e gestão de projetos. https://izabelmeister.wordpress.com/
Sempre tenho problemas em falar da minha formação... até porque, creio que não tenha uma formação definida e sim um percurso tão errante quanto abrangente. Não sei de nada, mas tento conhecer um pouco de tudo. Formação multidisciplinar ou "não sei o que quero na vida"? Talvez um pouco de cada... mas muito motivado pelas conexões que esta jornada tem me permitido ativar. Só para não ficar tão solto, segue um pouco de mim: Sou formado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), tenho mestrado em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e doutorado em Engenharia Elétrica (POLI-USP). Sou professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo e tenho experiência e vontade de me aprofundar cada vez mais nas áreas de Comunicação Digital, Jogos Digitais, Educação a Distância e Tecnologias para a Educação.
Doutora em Educação, Mestre em Ciências da Comunicação e Graduada em Comunicação Social. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo e professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui experiência na área de Comunicação, atuando principalmente com seguintes temas: criança, consumo, marketing, educação e comunicação e propaganda.
Doutorado em Ergonomia Cognitiva, mestrado em Engenharia Humana e graduação em psicologia, é professor Adjunto da Unifesp, coordenador de articulações de polos da UAB e docente de psicologia na Escola Paulista de Medicina.
Pós doutorado em Sistemas Distribuídos e Realidade Virtual, doutorado em Engenharia Elétrica, mestrado em Ciência da Computação e graduação em Tecnologia de Processamento de Dados, é professor da UNIFESP e coordenador adjunto da UAB.
Essa professora vai colocar você no jogo do Design Educacional: às vezes vai explicar claramente as regras, outras vezes vai propor algum mistério para você se perder ou ser profundamente desafiado. Mas não tenha medo, ela estará sempre ao lado daquele que precisar de ajuda ou apoio. Coordenadora do curso e com grande vivência como Designer Educacional nos mais diversos contextos, inclusive foi uma das responsáveis por descrever a profissão para o Cadastro Brasileiro de Ocupação - CBO em 2008.
Vai atuar principalmente nas disciplinas ligadas ao projeto integrador, sempre propondo processos e produções como forma de concretizar conceitos, desejos e também as emergências dessa profissão.
Doutora em Educação, mestra em Multimeios e graduação em Ciências Biológicas, é professora na UNIFESP na área de educação a distância e educação e tecnologia. Coordenadora de Desenvolvimento Docente da ProGrad UNIFESP e do e coordenadora do Programa de Capacitação Continuada do Sistema UAB UNIFESP.
Alessandro Faria é desenhista e fabricante de coisas desde a infância. Estudou Design na FAAP e atuou no desenvolvimento de produtos e serviços no Brasil e na Inglaterra. Em 2005 inicia a carreira na Universidade Federal da Bahia | UFBA.
Desenvolveu seu Mestrado na Escola de Belas Artes da UFBA e seu doutorado foi projetado no Instituto de Arte da UNICAMP.
Profissional com muito interesse nos aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento de produtos, serviços e modelagem de negócios.
Desde 2010 aproxima o Design Thinking de instituições públicas, privadas, fundações e ONGs.
Integra desde 2018 o corpo docente do TEDE | Unifesp dentro da Universidade aberta do Brasil - UAB através de uma colaboração técnica.